Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

José e Pilar - Desculpa para escrever patacuadas!

Assisti, no último domingo (9/1), o documentário José e Pilar. Amei o filme. Além dos motivos óbvios, para quem me conhece, gostei porque ele é um documentário, portanto trata da vida real, e tem final feliz.

Estou tão acostumada a ouvir que amores de verdade não têm final feliz e que romance água com açúcar com final feliz é resultado do cinema americano, que andava só esperando o fim do meu relacionamento. Ah e claro que tem TODOS os relacionamentos e histórias infelizes ao meu redor para me ajudar a fazer um relógio para contar o meu fim.

E na história luso-espanhola não tem meio mágico, tem TUDO mágico. Ele não a conhecia, ele não era um Nobel da Literatura quando ela foi procurá-lo. Ele olhou para ela enquanto ela entrava na biblioteca, e ele ainda não sabia que ela era a pessoa que o queria conhecer e ele disse: “Isto é outra coisa”. Quer mais mágico??? Ele estava internado, já doente, e ela organiza um “feliz ano novo” para ele. Sim tem dengo, tem chamego na historinha.

E como na vida real, eles têm diferenças. Ela é briguenta e teimosa. Ele também é teimoso e tudo isto está lá no documentário, fazendo com que eles fiquem ainda mais reais.

Pode ser que eu tenha visto tudo em cor de rosa - na verdade se eu tivesse que escolher uma cor para o filme seria sépia – mas Pilar é uma mulher tão forte, tão decidida, tão dedicada, tão teimosa, mandona, que tinha que ter um Saramago, meigo, calmo, teimoso e dependente. É a junção perfeita. Viu, ela existe. Feitos um para o outro.

Quantas chances há da história se repetir na vida??? Sei lá. Pra mim basta que tenha ocorrido uma vez para eu não perder a esperança. Ok, eu e minhas amigas não somos a Pilar e o meu companheiro e os companheiros delas (e os que ainda virão) não são o Saramago e não se encontram Nobel em Literatura em toda esquina, mas.... Can be!

A verdade é que eu só precisava de uma desculpa para acreditar que o amor pode dar certo e a encontrei. Vá ao cinema e confira.

Nenhum comentário: