Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Férias de Julho

Viajei nos últimos dias. Conheci Gurupi, que fica no Tocantins. É sem dúvida o lugar mais que eu já visitei. Mas há um movimento turístico na região que chama a atenção.

Gurupi, bem como Porto Nacional e Palmas, cidades que eu visitei desta vez, ficam às margens do Rio Tocantins. O site Wikpédia informa que o Tocantins é o maior rio totalmente brasileiro, com 2.600 km de extensão. Fui conferir o dado e o mesmo site me diz que o São Francisco tem 2.800 Km de extensão. Como não tenho à mão outra fonte de informação, fiquemos com a dúvida. Hoje funcionam ao longo do Tocantins cinco hidrelétricas: Serra da Mesa, Cana Brava, São Salvador, Lajeado e Tucuruí. Outras duas estão em construção: A do Peixe e a de Estreito. Ainda há a de ipueira, que teve a sua construção suspensa.

No Peixe, ainda há uma praia natural e linda. É muito bonito e há uma estrutura adaptada para o recebimento de turistas. Uma balsa, que custa R$ 5,00 ida e volta, te atravessa da margem do rio para uma ilha que é um banco de areia. Lá há várias barracas que oferecem de tudo, de comida e bebida a uma pousada. Os banheiros são químicos e há uma ampla área para camping. Confesso que o excesso de barulho do sistema de som não me agradou e daí fui para a beira do rio, estiquei minha canga e aproveitei a bela paisagem sem música alguma.

Já em Porto Nacional, uma cidade que comemorou no último dia doze, 270 anos de história e 147 de emancipação, a barragem do Lajeado fez com que o rio formasse um grande lago e as altoridades locais têm feito um esforço para recuperar o turismo no local. Criou-se uma praia artificial com uma infra-estrutura invejável . Além disto a cidade conta diversos pontos turísticos, como a catedral, belíssima, construída em 1884.

É bom conhecermos o interior do país. Nos reserva belas surpresas.

Nenhum comentário: