Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Comer bem

Adoro cozinhar. Aprendi com minha mãe. Mineira da parte dela, sempre prezou por uma alimentação rica em legumes, sem fritura e colorida. Mas eu não gostava de comer. Era uma gerra para que eu comesse. Sei lá por que. Algumas coisas eu sei sim. ODEIO coentro. É um tempero muito usado no Goiás e que os mineiros só usam para peixes. Resultado: durante 23 anos da minha vida eu não comi peixe até descoberir num restaurante muito gostoso, o Retiro do Pescador, que eu gostava e muito de peixe, que o meu problema com o peixe era o coentro. Hoje eu tenho muito prazer em comer. E aprendi a cozinhar outras coisas além das que mamãe ensinou. A comida dela é muito equilibrada no gosto e no tempeiro. Já eu.....
Eu gosto de tempeiros. Alho, cebola, salsa, cebolinha, pimentas das mais diversas e variadas. E adoro inventar receitas. A primeira vez eu faço como manda a receita, a segunda.... Até hoje ninguém reclamou. Destas invenções saíram algumas receitinhas que fazem sucesso entre os amigos. Uma é um antepasto de beringela, outro é um chutney de manga e hoje farei mais uma modificação: rocambole de bacalhau. A receita origianal é com batata e o recheio com molho branco. Eu, com dicas de minha mãe, faço com mandioca e creme de repolho. Fica uma delícia. Experimentem;
Receita
500g de bacalhau do porto desfiado e dessalgado
500g de mandioca cozida
1 cebola grande
1 dente de alho
sal a gosto
Recheio
100g de repolho refogado
1/2 xícara de farinha de trigo
50g de azeitona preta picada
1 cebola grande picada
Modo de fazer
Refogue o bacalhau com azeite, a cebola picada em rodelas e o dente de alho picado. Quando a água do bacalhau reduzir, misturar a mandioca. Eu coloco um pouquinho de pimenta calabresa pra dar um cheiro. Cubra uma forma com papel alumínio e abra esta mistura. Leve ao forno por 20 minutos. Enquanto isto prepare o recheio. Refogue o repolho com alho, cebola e tempere com pimenta do reino. Dissolva a farinha de trigo num pouco de água para formar uma papa e junte ao repolho mexendo sempre. Acrescente a azeitona preta.
Quando retirar o bacalhau do forno, espalhe o recheio e com ajuda do papel alumínio enrole a mistura de bacalhau com mandioca. Pincele azeite e leve ao forno por mais 20 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco e um bom vinho. Bom apetite.

Nenhum comentário: