Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2008

Leões e Cordeiros

Assisti vários filmes nos últimos dias. Todos os besteróis disponíveis exceto o que eu de fato queria O melhor amigo da noiva. Assisti Sexy and the City. É um bom filme de seção da tarde com pessoas que se amam, se perdem e se reencontram. É bonitinho. Assisti Indiana Jones, já comentado aqui. Assisti As crônicas de Nárnia: O príncipe Cáspian, com e minha filha. Muito bom. Muitos efeitos especiais e uma história que mostra que tem tempo para tudo na vida. Tenho uma lista grande de filmes que me interessam e estão em cartaz. Começarei a vencê-la amanhã com A Outra.
Mas quero falar de um filme que vi em DVD Leões e Cordeiros. Com diálogos longos e cortantes, um cenário simples e um elenco de primeiríssima, o filme mostra as mazelas da política, da guera contra o terrorismo, da imprensa e da vida de um professor de ciência política. O filme, feito apenas de diálogos e algumas cenas de guerra, mostra os diversos interesses envolvidos nesta empreitada. O do senador, interpretado pelo Tom Cruise, interessado em mudar a opinião pública e ser candidato a presidente. O de dois bons alunos do professor interpretado por Robert Redford. Um dos alunos é afro-descendente e o outro hispânico e eles se alistam como voluntários para lutar no Iraque. Redford tenta demovê-los da idéia, mas é em vão. E há Meryl Streep, brilhante como sempre, no papel de uma jornalista conceituada e madura contactada pelo senador para ser a portadora da "boa nova" sobre a guerra no Iraque.
O desfecho é maravilhoso, sem finais simples e lugares comuns. Acho que o único pecado do filme é o fim dado aos jovens ex-alunos de Redford mas vale a pena cada minuto do filme. Fica a minha dica.

Nenhum comentário: