Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Literatura

Nem sempre fui leitora. Meus pais são leitores mas não são vorazes. Quando meninos, eu e meu irmão, tínhamos direto a escolher um livro por mês para lermos. O livro era comprado junto com as compras do mês no Carrefour sul aqui em Brasília mesmo. De lá saíu a minha coleção de "Anedotas do bichinho da maçã" do Ziraldo. Piadinhas leves, sem pretenções mas adorávamos.
Depois foi a vez da coleção vaga-lume que a escola indicava. Creio que devo ter lido todos. O que eu mais gostei foi Barcos de Papel. Contava a história de uma turma que saíu de férias e se perdeu numa caverna sem conseguir sair. Eu adorei.
O primeiro livro "de gente grande"que eu li foi Ana Terra, que minha mãe comprou pra mim num sebo. Claro que fiquei apaixonada pela personagem. E de lá pra cá a leitura foi uma constante na minha vida. Leio de tudo. De Mauro Wolf com Teorias da Comunicação, ao Saramago.
Por falar em Saramago, li recentemente "As intermitências da morte". Simplesmente maravilhoso. O livro que conta a história de uma morte temperamental que em determinado país, determinado dia resolve não matar mais. É fabulosa a capacidade criativa que vem disto. Passa-se a ter uma infinidades de ações, mercados e ausência de mercados em torno da ausência da morte.
Aliás outro livro incrível que tem a morte por protagonista é "A menina que roubava livros". A morte conta a suas peripécias durante a segunda guerra mundial dando enfoque numa certa garotinha.
Recomendo os dois.

Um comentário:

Cesinha disse...

Oi Ju!!!
Parabéns pelo blog!! Já que vc falou de literatura, citou o Saramago, deve sair até outubro, com direção de Fernando Meireles, o filme Blindness (sabe-se lá que título terá em português... rsrsrs). O filme é baseado no Ensaio sobre a cegueira. Dá uma olhada no trailler:
http://www.apple.com/trailers/miramax/blindness/hd/

Um abraço,
Cesar